Autor Tópico: Forum de Alunos do IST  (Lida 8018 vezes)

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
Re:Forum de Alunos do IST
« Responder #15 em: Sex 09 Abril, 2010, 20:05:01 »
Epá!!!, isso vai dar trabalho..., caguei p´ra ti :)

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #16 em: Ter 13 Abril, 2010, 17:39:55 »
Bem, não surgiu gente suficiente a pronunciar-se e estamos em cima da hora. Foram submetidos os nomes da Catarina Matos e Kamia Craveiro para representação do numist neste evento com os cargos de candidatas a Presidente da Mesa da Assembleia e Primeira Secretária da Mesa de Assembleia, respectivamente.

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #17 em: Seg 19 Abril, 2010, 17:38:19 »
Esta reunião é 21 de Abril, quarta feira (se não me engano), às 17 horas. Não se esqueçam...

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #18 em: Ter 20 Abril, 2010, 19:38:46 »
1ª Reunião do Fórum dos Núcleos de Estudantes do IST
21 de Abril de 2010, Sala V.A. 5 (IST Alameda)

AGENDA

1. Abertura
17h30 – 17h35

2. Apresentação dos núcleos
17h35 – 18h00
· A AEIST e de seguida, por ordem alfabética, um representante de cada núcleo
apresentará o seu núcleo, identificando os dirigentes presentes na reunião
· Cada núcleo disporá de aproximadamente 1 minuto para a apresentação verbal

3. Apresentação do projecto Fórum dos Núcleos de Estudantes do IST
18h00 – 18h30
· O Professor Luís Caldas de Oliveira, membro do Conselho de Gestão com o pelouro
do empreendedorismo e das ligações empresariais, apresentará as linhas gerais do
Fórum, com o objectivo de catalisar o debate que se seguirá

4. Sessão de perguntas, respostas e sugestões
18h30 – 19h30
· A mesa composta pelo Professor Luís Caldas de Oliveira, Jean Barroca, Eng.
Rodolfo Condessa e a Dr.ª Carlota Silva responderá a perguntas e tomará nota de
sugestões para o funcionamento do Fórum

5. Encerramento
19h30

Offline catarina

• Presidente da Mesa da Assembleia Geral
  • Estudante
  • *
« Responder #19 em: Ter 20 Abril, 2010, 21:30:54 »
Sugestões de funcionamento para o fórum de estudantes?

Até a data não tenho conhecimento de nenhuma sugestão, se alguém tiver, será muito bem vinda até amanhã por volta das 17hrs.

Quanto à apresentação o que pensam de ser dito algo do género que está no registo:

--O numist tem por fim o desenvolvimento e divulgação do curso de Engenharia Geológica e de Minas, nomeadamente através da promoção de actividades diversas com vista ao enriquecimento pessoal e curricular dos estudantes da referida área--

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #20 em: Ter 20 Abril, 2010, 22:05:28 »
Se o objectivo é criar uma ponte de ligação eu sugeria que se propusesse a criação de uma plataforma electrónica com a principal função de servir de agenda para todos os núcleos centralizando a informação. Se posteriormente tiver ligação para a lista de contactos do ist essa informação pode ser passada para os mails dos alunos.

Penso que o fórum não irá ter nenhuma espécie de administração. Pessoalmente acho muito mal se isso acontecesse. Quanto muito formar uma comissão para executar as decisões tomadas em reunião.

Uma coisa muito importante seria assegurar protocolos para pequenas coisas que os núcleos podem vir a pedir. Reservar espaços, pedir financiamento (que ainda não sei onde isso se pode fazer no ist e sabemos logo à partida que eles existem), fazer eventos, etc... Uma lista de passos ou guia para fazer essas coisas seria óptimo visto que até agora tem sido verdadeiramente partir pedra entre burocracias para fazer qualquer coisa.

Outra coisa importante é debater os direitos dos núcleos em relação às hierarquias comuns nos dept. e ist no geral. Por exemplo, porque não haverá logo à partida a possibilidade de um núcleo falar directamente com o núcleo de obras em vez de ter sempre de passar pelo gestor?! Se os serviços existem não vejo razão para que um grupo de alunos não possa interagir directamente com eles sem passar por intermediários que poderão muito bem dificultar o que é fácil.

Saber direitos, protocolos e condições seria uma mais valia para todos os grupos de alunos do ist. Diminuir as burocracias seria óptimo.

De momento é o que me parece mais eminente debater.

Quanto à apresentação acho que pode ser algo no sentido que descreveste, penso que é mais um acto de formalidade do que propriamente uma maior importância na reunião.

Offline Catarina Sousa

• 2º Secretário da Direcção
  • Estudante
  • *
« Responder #21 em: Ter 20 Abril, 2010, 22:41:22 »
Acho que de uma forma geral concordo com tudo o que o Pedro disse, nem tinha pensado em tanto.

De facto, uma das coisas que me parece muito importante ser esclarecida na reunião, se possível, é o "poder" dos núcleos dentro dos respectivos departamentos, no sentido de estarmos completamente cientes do nosso espaço de "movimentação" e possível actuação.

Também não quero estar a dar muitos palpites agora, porque ainda não estou muito dentro dos assuntos, e não quero lenvantar questões que podem já estar resolvidas.

Continuo a achar que o Pedro tem muito jeito pra isto, e que é uma pena não querer integrar a formação do numist.

Boa reunião ;)

Offline Júlio

• Presidente da Direcção
  • Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #22 em: Qua 21 Abril, 2010, 15:59:23 »
Concordo com o Pedro, e como disse a Catarina Sousa, também não me ocorreram esses detalhes, de elevada importância, diga-se  (é por essas e por outras que estou a construir a minha claque de apoio ao PÊ JÓ; já arranjei uma cheerleader, é peluda e careca, mas serve).

Catarina e Kâmia, estou convosco! Espero que a reunião corra bem e que tragam boas novas.

Offline catarina

• Estudante
  • *
« Responder #23 em: Qui 22 Abril, 2010, 13:30:56 »
Resumo do que se passou na 1ª reunião do Forum de Alunos que ocorreu no dia 21/04/2010

Coordenada por:
-Professor Luis Caldas de Oliveira - Conselho de Gestão
-Dr.ª Carlota Silva - "secretária do fórum de estudantes"
-Rodolfo Condessa - Transferência de tecnologia
-Guilherme Gomes - Vice-Presidente da AEIST

Foi feita a apresentação dos núcleos, pelos seus representantes e de seguida o Professor Luis Caldas de Oliveira apresentou as linhas gerais do Fórum que terá como objectivos reunir os nucleos de estudantes do IST e servir de interface com a gestão do IST.

Vantagens apresentadas

- Melhoria da inserção profissional dos estudantes:
Nomeadamente o aumento da remuneração do pessoal graduado do IST, relativamente aos graduados de outras faculdades (Na base do somos muito melhores, temos de ganhar mais..), acabar com as pressões/imposições  das entidades empregadoras relativamente aos recém-graduados (respostas rápidas que não permitem a comparação entre oportunidades de trabalho, salários baixos..) através da criação de um organismo que exercesse pressão no sentido contrário. Neste sentido foi sugerido que os núcleos de estudantes não pusessem à disposição das empresas curriculos de alunos

- Promover um maior contacto entre o IST e as empresas

- Proporcionar competências adicionais aos alunos
Foi salientada a importância da existência dos núcleos de estudantes para a comunidade escolar.
Fo também referida a intenção do forúm de "puxar" mais alunos para os núcleos (actualmente apenas 10% dos alunos pertencem a um núcleo), nomeadamente através da formulação de uma brochura com todos os núcleos e um formulário de inscrição que seria dado aos novos alunos do IST aquando da sua inscrição.

Para que os objectivos do fórum sejam atingidos solicitam:

- Um plano anual de actividades (temos portanto até Dezembro para apresentar o nosso plano de 2011), onde deverá estar discriminado:

1) Enquadramento do plano
2) Actividades previstas
3) Apoios que necessitamos do IST(foi dada muita importância à reserva do centro de congressos e salas, pois vai passar a ser prevista a longo prazo, tanto quanto possível)
4) Estimativa dos custos e dos proveitos

-Um relatório de contas e das actividades no final de cada ano, no qual deverá constar:

1) Apresentação do núcleo, missão e objectivos
2) número de associados e adesões
3) Corpos dirigentes
4) Actividades realizadas
5) Contas e saldo transitado

Referiram ainda que
:

- Com o fórum, uma maior uniao resultará entre os nucleos e fomentaram uma ajuda mútua entre os nucleos;

- Sugeriram que cobrassemos cotas aos sócios;

Foram levantadas as seguintes questões:

- Porquê os planos? para que eles possam se organizar por exemplo na gestão de espaços e na vinda de empresas ao IST (não vir por exemplo a EDP hoje aos IST por causa da Jornadas de electro e amanhã por causa da semana de ambiente). Cada núcleo assim também pode ver o que o outro faz de actividades e assim pode melhorar.

- Não dão dinheiro, apenas servem de ponte

- Qualquer assunto relacionado com o forúm deverá ser tratado com a Dra. Carlota Silva.

Comentário pessoal (Kâmia): Basicamente poderão ajudar na aquisição semi-paga de salas para actividades do numist, promoção e creditação de actividades tipo workshops do núcleo, maior coesão entre os nucleos havendo maior circulação de informação do tipo "o nucleo x fez isto e aquilo"- nao somos obrigados nem pouco mais ou menos a ter todas as nossas actividades dependentes do fórum, podemos continuar a fazer as nossas actividades por nossa conta- a nossa participação nao foi muito activa, da minha parte porque nao achei necessario que fosse e eu mesmo também nao sou de levantar a mão de 5 em 5 minutos, nao achei necessario porque para mim ficou claro as intenções do fórum.

Comentário pessoal (Catarina): Pareceu-me positivo no que toca à optimização de recursos e ao fomento da cooperação entre núcleos. Fiquei com algumas reticências no que toca à reserva de espaços no futuro (No próximo ano basicamente vão aceitar todos os pedidos. Nos entanto nos anos seguintes vão cofrontar os pedidos com os relatórios do ano anterior e vão atribuir os espaços consoante acharem que a actividade é meritória ou não (e essa atribuição pode ser bastante subjectiva).
Relativamente às sugestões que tinham sido feitas:

Penso que o fórum não irá ter nenhuma espécie de administração. Pessoalmente acho muito mal se isso acontecesse. Quanto muito formar uma comissão para executar as decisões tomadas em reunião.
Isto já estava apriori decidido. Esta admnistração será feita pelas quatro pessoas que cordenaram a reunião.

Se o objectivo é criar uma ponte de ligação eu sugeria que se propusesse a criação de uma plataforma electrónica com a principal função de servir de agenda para todos os núcleos centralizando a informação. Se posteriormente tiver ligação para a lista de contactos do ist essa informação pode ser passada para os mails dos alunos.
Essa plataforma electrónica será criada. Foi discutida o acesso dos núcleos/fórum à lista de contactos do ist mas não se vai verificar devido a questões de privacidade.

Uma coisa muito importante seria assegurar protocolos para pequenas coisas que os núcleos podem vir a pedir. Reservar espaços, pedir financiamento (que ainda não sei onde isso se pode fazer no ist e sabemos logo à partida que eles existem), fazer eventos, etc... Uma lista de passos ou guia para fazer essas coisas seria óptimo visto que até agora tem sido verdadeiramente partir pedra entre burocracias para fazer qualquer coisa
A reserva de espaços será feita com o forúm através da Dra. Carlota Silva, mediante a entrega do plano de actividades (serão admitidas algumas excepções). Relativamente ao financiamento foi referido que IST não da dinheiro aos núcleos. Esse dinheiro terá de ser obtido através de patrocínios exteriores.

Outra coisa importante é debater os direitos dos núcleos em relação às hierarquias comuns nos dept. e ist no geral. Por exemplo, porque não haverá logo à partida a possibilidade de um núcleo falar directamente com o núcleo de obras em vez de ter sempre de passar pelo gestor?! Se os serviços existem não vejo razão para que um grupo de alunos não possa interagir directamente com eles sem passar por intermediários que poderão muito bem dificultar o que é fácil.
.Esta questão não foi levantada.

Kâmia Espírito Santo Craveiro

Catarina Matos

Offline Júlio

• Presidente da Direcção
  • Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #24 em: Qui 22 Abril, 2010, 16:24:49 »
Bom trabalho, Catarina e Kâmia!

Fiquei com dúvidas acerca de dois pontos:

1. os núcleos não podem colocar à disposição das empresas os cv's dos alunos? wtf? porquê? isso não me faz muito sentido, e não me parece que seja incompatível com a tal plataforma que eles querem criar. se o numist arranjar o contacto de empresas que estejam a recrutar, porque não poderá (ou os próprios membros do numist) enviar-lhes os cv's?

2. a sugestão de existirem cotas é isso mesmo, uma sugestão, que não temos que cumprir sob qualquer penalização, certo?

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #25 em: Qui 22 Abril, 2010, 16:39:49 »
Um flop, portanto. Suponho que doravante deveremos mediar a nossa participação no fórum consoante as contrapartidas que o mesmo apresente.

Eles pedem estimativas de custos, relatórios de contas, etc..., serão esses documentos públicos para toda a gente ou limitados à administração do fórum que nem sequer foi debatida?

No nosso caso esses dados deverão ser públicos, mas não vejo razão para um núcleo ser obrigado a fazer isso para uma comissão que não elegeu.

Gostaria que nos preparássemos para a eventualidade do fórum nos meter entraves. Vou ver se dou uma olhadela na lei do associativismo para ver que tipo de direitos temos.

Offline catarina

• Estudante
  • *
« Responder #26 em: Qui 22 Abril, 2010, 16:44:01 »
As cotas e a não facultação de Cv's são meras sugestões.
eles não têm qualquer poder para nos obrigarem a isso!
Era o que faltava!  :P

Offline Catarina Sousa

• 2º Secretário da Direcção
  • Estudante
  • *
« Responder #27 em: Sex 23 Abril, 2010, 09:04:51 »
Acho que devem ser feitos planos de actividades, relatórios de contas, etc, mas para organização interna do núcleo. Não percebo como é que a contabilidade dos núcleos pode ser de algum modo relevante para o fórum. Ainda para mais quando ficou explícito que o IST não disponibiliza capatil para a realização das actividades, ficando estas dependentes da angariação de pratrocínios.

Não me parece que seja legítimo que nos coloquem entraves. Percebo que seja necessário alguma organização e o estabelecimento de regras para que as coisas funcionem bem, e que o fórum conheça antecipadamente os planos de actividade de cada núcleo. Mas acho que, nomeadamente em relação ás contas, estas questões ainda devem ser discutidas com a direcção do fórum.

Catarina e Kâmia, bom trabalho, e obrigada pelo óptimo apanhado da reunião ;)
« Última modificação: Sex 23 Abril, 2010, 09:07:44 por Catarina Sousa »

Offline Pedro Correia

• Licenciado/Mestre
  • *
« Responder #28 em: Sex 23 Abril, 2010, 14:04:15 »
Ao Fórum dos Núcleos de Estudantes:

No seguimento da reunião de 21Abr10, vimos transmitir algumas informações que facilitarão os trabalhos do Fórum.

1.       As direcções dos núcleos podem comunicar com o facilitador do Fórum, o Núcleo de Parcerias Empresariais (NPE), através do email pe@ist.utl.pt , dirigido a Carlota Silva. Nesse email:
a.       Deve ser inscrito no assunto - [Fórum / NOME DO NÚCLEO]: EPÍGRAFE;
b.       No corpo do email deve ser explicitado o que se pretende. Neste momento, antevemos as seguintes categorias:
1.       Pedido de Reunião
2.       Planos e Relatórios de Actividades
3.       Actualização de Contactos
4.       Pedido de Utilização de Salas
5.       Pedido de Outros Recursos do IST
6.       Divulgação de Eventos
7.       Outros Assuntos

2.       As direcções dos núcleos devem manter permanentemente actualizados os contactos de dois membros dos órgãos sociais, que serão os pontos de contacto do núcleo com o Fórum. Neste momento, os contactos de que dispomos encontram-se infra. Sempre que se verifique uma alteração, deve ser enviada para pe@ist.utl.pt uma nova lista de pessoas (nome, função, email, telefone) que substitua a anterior.

3.       Foi criada uma mailing list (moderada pelo NPE) para as direcções dos núcleos poderem comunicar entre si: forum-nucleos-estudantes@ist.utl.pt Esta mailing list deve ser usada para assuntos que devam ser tratados entre as direcções dos núcleos, no âmbito dos trabalhos do Fórum. Outros assuntos deverão ser tratados directamente com os núcleos relevantes e não através desta mailing list. Assim que a mailing list esteja activa, os núcleos serão notificados.

4.       O NPE fará uso desta mailing list para divulgar informação diversa. Uma parte substancial da divulgação do NPE terá como objectivo o reencaminhamento dessa informação das direcções dos núcleos para os seus membros ou associados. Contamos com a colaboração das direcções dos núcleos para o efeito.

5.       Os planos de actividades e os orçamentos são esperados no final deste ano civil, cobrindo o período de Janeiro de 2011 até Janeiro de 2012.

6.       Até lá, e para facilitar a utilização dos espaços até ao final deste ano, é sugerido o envio de planos de actividades cobrindo o período de Maio a Dezembro de 2010, explicitando os apoios de espaço (etc.) solicitados à gestão do IST. Estes planos interinos devem ser enviados para pe@ist.utl.pt , seguindo as indicações referidas no ponto 1 supra.

Qualquer questão, não hesitem em contactar-nos.

© 2009-2010 numist - núcleo de minas do instituto superior técnico
Follow numistpt on Twitter

standup
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal