Autor Tópico: Apresentação Imperial Barrel Award 2010 - 23/Abril 14h30  (Lida 1171 vezes)

Offline Júlio

  • Presidente da Direcção
  • Licenciado/Mestre
  • *
  • Mensagens: 209
Apresentação Imperial Barrel Award 2010 - 23/Abril 14h30
« em: Qua 21 Abril, 2010, 15:47:13 »
Vai ser ser apresentado ao público um trabalho desenvolvido no âmbito deste concurso na área dos Petróleos. Aos interessados na matéria e demais curiosos, aqui fica a notícia de divulgação do evento.

Citar
Apresentação IBA 2010


A todos os interessados,

No próximo dia 23 (6ª feira) pelas 14:30 será realizada na sala 6.2.53 a exposição oral, em português, do trabalho apresentado no passado mês de Março no Imperial Barrel Award, em Praga, pela equipa representante da FCUL.

O Imperial Barrel Award é promovido a nível internacional pela American Association of Petroleum Geologists (AAPG), com sessões regionais e uma final mundial nos EUA. A equipa representativa da Universidade de Lisboa contou com cinco elementos, sendo dois ainda estudantes de Licenciatura do GeoFCUL (Miguel Mouga e Bernardo Almeida), um estudante de Mestrado da FCUL (Nuno Inês) e dois estudantes de Mestrado do IST (Joana Oliveira, licenciada pela FCUL e Leonor Pereira, licenciada pela UNL). A orientação técnica esteve a cargo do Hugo Matias (Repsol, Madrid) e de Nuno Pimentel (GeoFCUL).

Durante dois meses, esta equipa trabalhou afincadamente os dados que lhe foram enviados pela organização, visando identificar e quantificar os prospectos de petróleo e gás potencialmente existente na área de estudo, localizada no Sul da Austrália. A partir de dados de Sísmica 3D em cerca de 100 km2 e diagrafias eléctricas de 11 poços de uma área, a equipa teve de procurar informação geológica e exploratória, identificar formações e horizontes, caracterizar geradores, reservatórios e armadilhas, quantificar volumes de óleo e gás e propor locais para exploração futura.

Ao longo de todo este trabalho, os estudantes foram colocados perante situações reais de tratamento e análise de dados, bem como de decisão técnica e económica, muito próximos das situações reais vividas no sector de Exploração das empresas petrolíferas. No final, foi elaborada uma detalhada apresentação de 25 minutos, para discussão perante um Júri constituído por quadros superiores de seis empresas: Exxon Mobil, Shell, Statoil, CGG Veritas, Nexen e Sterling.

Saudações académicas,

AAPG SC-FCUL

aapg@fc.ul.pt

 
ver cartaz

 


© 2009-2010 numist - núcleo de minas do instituto superior técnico
Follow numistpt on Twitter

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal