Autor Tópico: Introdução do portal do numist  (Lida 2966 vezes)

Offline Júlio

• Presidente da Direcção
  • Licenciado/Mestre
  • *
Introdução do portal do numist
« em: Ter 15 Setembro, 2009, 12:23:30 »
Bem-vindos ao portal do numist!

Após um longo tempo de gestação seguida de hibernação, eis que esta nossa mina é aberta; agora há que explorá-la!

Este espaço pretende ser um ponto de encontro e de troca de conhecimentos na rede, para todos os interessados: alunos, professores, investigadores ou simplesmente curiosos, sejam de minas ou não, embora seja dedicado aos mineiros.

Estrutura do portal

Passo a apresentar os cantos da casa (ainda está em estado de ajustes finais; qualquer sugestão será apreciada):

• na página principal, são apresentadas as principais informações: eventos e notícias publicados pelo IST ou pelos utilizadores do portal;
  • o fórum é o espaço activo onde se dará a troca de informações, opiniões, perguntas e respostas, enfim, onde todos interagem entre si;
  • existe também um calendário onde é possível inserir datas importantes (como de testes ou exames, entre outros), sendo também possível consultá-lo directamente na página inicial;
  • na zona de downloads será possível aceder a material académico (sebentas, fichas de trabalho, etc.), apelando-se ao bom senso dos utilizadores, em particular nesta área, para a boa gestão do espaço disponível (evitando-se materiais repetidos, obsoletos ou pouco importantes);
  • há ainda uma biblioteca de ligações úteis (links).

O portal é então uma página dinâmica, onde todos os seus conteúdos dependem de todos os utilizadores e não de uma só pessoa (sendo esse o motivo pelo que ainda se encontra praticamente sem conteúdos). Assim, espera-se que os utilizadores contribuam para o seu crescimento.

Como registar

Para completar o registo, basta seguir os seguintes passos:

• Clicar em Registe-se, no menu superior;
  • Escolher um nome de utilizador. Atenção que este nome não é necessariamente igual ao nome que será mostrado no fórum; é possível definir, após o registo um nome diferente a ser visualizado;
  • Introduzir um endereço de e-mail válido;
  • Definir uma password com um mínimo de 8 caracteres;
  • Seleccionar o grupo de utilizadores a que faz parte: estudante, investigador, licenciado/mestre (só para quem já acabou o curso! :D), professor ou participante (registo genérico para pessoas que não sejam de minas)ver nota[/b];
  • Preencher o campo destinado à verificação visual (medida anti-spam);
  • Escolher o idioma (neste momento apenas o Português e Inglês estão completamente funcionais, os restantes idiomas serão oportunamente introduzidos);
  • Por fim, é necessário confirmar o registo através de um link que será enviado por e-mail.

Nota: o grupo a que pertence carece de confirmação posterior por parte de um administrador, daí ser apresentado com um asterisco. Deste modo, solicita-se que os utilizadores escolham nomes de utilizador (ou pelo menos o nome a ser apresentado publicamente) e endereços de e-mail que facilitem a validação de identidade. Este cuidado é, obviamente, opcional, mas é aconselhado pois o grupo define a forma como o utilizador pode interagir com o portal.

Agradeço qualquer comentário, crítica ou sugestão.

Esperemos que esta ferramenta seja útil para todos!
« Última modificação: Qua 16 Setembro, 2009, 02:26:31 por Júlio »

Offline jbantunes

• Licenciado/Mestre
  • *
Re:Introdução do portal do numist
« Responder #1 em: Qua 16 Setembro, 2009, 09:19:33 »
Yeeeeeeeeeeiii!
Epah eu até me fui registar só pa dar os parabéns ao JUlio! FINALMENTE! =)
Isto é bonito...Ag vou trabalhar!
Bjinhossssssssss

Offline João Neves

• 2º Secretário do Conselho Fiscal
  • Estudante
  • *
« Responder #2 em: Ter 22 Setembro, 2009, 08:53:27 »
Estava difícil pôr isto a andar... mas finalmente o vejo online! boa Júlio ;)

Offline Guilherme

• Estudante
  • *
« Responder #3 em: Ter 22 Setembro, 2009, 11:57:04 »
Ao entrar neste portal fiquei tão contente como o Sponge Bob da minha imagem. Os meus parabéns ao jovem Júlio!

Offline Wadson

• Estudante
  • *
« Responder #4 em: Qui 22 Outubro, 2009, 14:42:56 »
Muito bem pessoal de minas...tamos a mostrar que quando queremos conseguimos.
Vamos dinamizar o curos de minas..eh ehe!!.. Eu abarco apenas os 50% do universo
mas quem sabe no futuro as coisas n mudem, eh eh eh!!!!!

© 2009-2010 numist - núcleo de minas do instituto superior técnico
Follow numistpt on Twitter

SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal