SICRA

SICRA - Secção de Investigação em Ciências natuRais e Aplicadas

IR DIRECTO PARA A GALERIA DO SICRA: http://numist.ist.utl.pt/index.php?action=media

Este texto de apresentação está sobre revisão para facilitar aos utilizadores uma maior comodidade na utilização deste portal. Se gostaria de ver alguma informação ou dúvida explicada, por favor contacte o numist: numist@ist.utl.pt

O SICRA é um portal de informação e download de software, publicações, vídeos entre outros materiais idênticos feitos ou oferecidos no seio do núcleo. O acesso ao portal é público (não é necessário registo na associação) e os seus conteúdos estão sobre licenças livres como Creative Commons ou GNU General Public License (podem ser usados e distribuídos livremente segundo os critérios da licença respectiva).

Para inserir conteúdos no SICRA basta que se registe no portal do numist e os submeta para aprovação.


1.1 - REGRAS E PROTOCOLO DE INSERÇÃO DE SOFTWARE NO SICRA:

a)   O software inserido terá de ser produto original da pessoa que o pretende submeter ou sobre devida autorização do autor.
b)   O tipo de licença do software deverá permitir a utilização livre do mesmo sem qualquer contrapartida financeira ou de qualquer outro tipo (bibliografia ou qualquer outro tipo de citação não estão incluídas sendo expectável que o utilizador indique que software utilizou no seu trabalho).
c)   A submissão de softwares no SICRA não tem qualquer custo, requer apenas uma aprovação por parte da equipa responsável pela secção. Para submeter software no SICRA registe-se no portal numist e escolha o álbum de softwares. Depois de entrar no mesmo deverá aparecer uma opção que diz “ADD NA ITEM TO THIS ALBUM”. Após isto é só seguir o preenchimento dos campos.
d)   As keywords ou palavras-chave do software deverão ter a ver directamente com a funcionalidade do software ou a ciência a que o mesmo é aplicável.
e)   A descrição deverá ser sucinta em português e inglês caso o software esteja escrito em inglês. Apenas em português se o software se encontrar escrito exclusivamente em português.
f)   A imagem de representação do software “thumbnail” deverá ser a marca do próprio software (como por exemplo a imagem do ícone ou de entrada). Se o software não tiver marca visual própria a imagem poderá ser de uma funcionalidade do software (print-screen), ou de algo com relação com a ciência para o qual foi feito.
g)   Se for o desejo do utilizador submeter o código (fazendo do programa open-source) por favor insira a licença no cabeçalho (siga as instruções do capítulo de “Como licenciar o meu software” se não souber como fazê-lo) dos ficheiros de código.
h)   O programa poderá estar incompleto (ainda que funcional) quando é inserido no SICRA mas na descrição deverá ser dada esta informação.
i)   É sugerido aos autores fazerem manual que acompanhe o software para fácil compreensão dos utilizadores para com ele.
j)   Com o software deverá vir um ficheiro de texto com a licença do mesmo.

1.2 - COMO LICENCIAR O MEU SOFTWARE

O SICRA apela à livre troca e utilização de software. Por esse motivo somos apologistas da licença GPL (General Public License) cuja descrição pode ser vista aqui:

http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Para licenciar um software com esta licença basta que no código insira este texto no cabeçalho substituindo os necessários campos a negrito:

<uma linha para dar o nome do programa e respectiva descrição.>
    Copyright (C) <ano>  <nome do autor>

    This program is free software: you can redistribute it and/or modify
    it under the terms of the GNU General Public License as published by
    the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or
    (at your option) any later version.

    This program is distributed in the hope that it will be useful,
    but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
    MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.  See the
    GNU General Public License for more details.

    You should have received a copy of the GNU General Public License
    along with this program.  If not, see <http://www.gnu.org/licenses/>.

Se o programa for de consola insira o seguinte texto na entrada do mesmo (mais uma vez substituindo os campos a negrito):

<programa> Copyright (C) <ano>  <nome de autor>
    This program comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY; for details type `show w'.
    This is free software, and you are welcome to redistribute it
    under certain conditions; type `show c' for details.

Mais informações sobre esta licença estão no link acima cedido.

2.1 - REGRAS E PROTOCOLO DE INSERÇÃO DE PUBLICAÇÕES NO SICRA

a)   A publicação inserida terá de ser produto original da pessoa que a pretenda submeter ou sobre devida autorização do autor.
b)   O tipo de licença da aplicação deverá permitir a utilização livre do mesmo sem qualquer contrapartida financeira ou de qualquer outro tipo (bibliografia ou qualquer outro tipo de citação não estão incluídas sendo expectável que o utilizador indique que publicação utilizou no seu trabalho).
c)   A submissão de publicações no SICRA não tem qualquer custo, requer apenas uma aprovação por parte da equipa responsável pela secção. Para submeter publicações no SICRA registe-se no portal numist e escolha o álbum de publicações. Depois de entrar no mesmo deverá aparecer uma opção que diz “ADD NA ITEM TO THIS ALBUM”. Após isto é só seguir o preenchimento dos campos.
d)   As keywords ou palavras-chave da publicação deverão ter a ver directamente com a sua temática ou a ciência a que a mesma é aplicável.
e)   A descrição deverá estar na língua em que foi escrito o texto.
f)   A imagem de representação da publicação “thumbnail” deverá ser a capa da mesma ou equivalente apresentando o título da publicação e imagens representativas.
g)   A licença deverá estar escrita na publicação (siga as instruções do capítulo de “Como licenciar a minha publicação” se não souber como fazê-lo).
h)   A publicação poderá estar incompleta (ainda que útil) quando é inserida no SICRA mas na descrição deverá ser dada esta informação.


2.2 - COMO LICENCIAR A MINHA PUBLICAÇÃO

O SICRA apela à livre troca e utilização de publicações. Por esse motivo somos apologistas da licença GPL (General Public License) cuja descrição pode ser vista aqui:

http://www.gnu.org/licenses/fdl.html

Para licenciar uma publicação com esta licença basta que no corpo insira este texto substituindo os necessários campos a negrito:

Copyright (C)  ANO  NOME DO AUTOR.
    Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document
    under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.3
    or any later version published by the Free Software Foundation;
    with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts.
    A copy of the license is included in the section entitled "GNU
    Free Documentation License".

Não existe ainda tradução oficial para o português da licença mas poderá aproveitar esta descrição para inserir na tua publicação.

Copyright (C)  ANO  NOME DO AUTOR.
É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sobre os termos da GNU Free Documentation License, Versão 1.3, ou qualquer outra versão publicada pela Free Software Foundation; sem secções estáticas, textos de capa ou de contra-capa. Uma cópia desta licença está incluída na secção “GNU Free Documentation License”.   

No final deverá haver uma secção (estilo anexo) onde incluas a licença disponível no link acima comentado.


3.1 - REGRAS E PROTOCOLO DE INSERÇÃO DE VÍDEOS NO SICRA

a)   O vídeo ou série de vídeos inseridos terá de ser produto original da pessoa que o pretende submeter ou sobre devida autorização do autor.
b)   O tipo de licença do vídeo deverá permitir a utilização livre do mesmo sem qualquer contrapartida financeira ou de qualquer outro tipo (bibliografia ou qualquer outro tipo de citação não estão incluídas sendo expectável que o utilizador indique que software utilizou no seu trabalho).
c)   A submissão de vídeos no SICRA não tem qualquer custo, requer apenas uma aprovação por parte da equipa responsável pela secção.
d)   No início do vídeo o autor deverá descrever sucintamente do que se trata.
e)   A permissão de utilização dos vídeos deverá ser enviada para o mail do numist: numist@ist.utl.pt


4.1 - CRIAÇÃO DE NOVOS ALBUNS

Por não existir material que o justifique o SICRA não tem alguns dos álbuns que futuramente poderão ser abertos. Estamos abertos a ideias pelo que poderás submeter outro tipo de materiais. Quando assim se justificar abriremos novos álbuns de produtos livres de serem usados.


© 2009-2010 numist - núcleo de minas do instituto superior técnico
Follow numistpt on Twitter

standup
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal